Re: DEL Key

From: J. Vieira (vieirant@terra.com.br)
Date: Mon Jan 08 2001 - 21:53:02 CET

Hello Small World of MuLinux!

Hello Franz,

You have changed your KeyBoard to Brazilian ABNT.

I dont Know what you did??? But, for sure, something is missing.

See what I've got from the Conectiva's FAQ:

(this is not the answer, but can help you. Lets talk about the solution.)

Vieira
Vieira@consultoria.net
Linux Registred User 100.600

14.4 Como mudar a fonte na console?

[usuario@localhost]$ setfont <nome-da-fonte>

Para ver as fontes possíveis:

[usuario@localhost]$ ls /usr/lib/kbd/consolefonts

14.5 Como mudo o idioma de meu Conectiva Linux?

Edite o arquivo /etc/sysconfig/i18n e altere as variáveis para a língua
desejada.

As variáveis para língua portuguesa são:
    LANG="pt_BR"
    LC_ALL="pt_BR"
    LC_CTYPE="ISO-8859-1"
    LESSCHARSET="latin1"

Para inglês, apenas comente essas linhas:
    # LANG="pt_BR"
    # LC_ALL="pt_BR"
    # LC_CTYPE="ISO-8859-1"
    # LESSCHARSET="latin1"

Para língua espanhola:
    LANG="es_ES"
    LC_ALL="es_ES"
    LC_CTYPE="ISO-8859-1"
    LESSCHARSET="latin1"

Em outras distribuições/instalações, que não da Conectiva, coloque estas
variáveis em /etc/profile ou equivalente e as exporte, assim:

[root@localhost]# export LANG LC_ALL LC_CTYPE LESSCHARSET

Existe suporte a outras línguas também, mas algumas delas tem muito poucas
traduções, ou nenhuma... Você pode ver os códigos das línguas em
/usr/share/locale numa máquina com Marumbi.

### Marumbi ###

As configurações são as mesmas, mas o arquivo de configuração fica em
/etc/sysconfig/lang

14.6 Como faço para deixar o 'ls' sempre colorido?

Coloque em seu /etc/bashrc a linha alias ls="ls --color"

Dentro das aspas, pode-se colocar qualquer outra opção do 'ls';
Essa alteração só terá efeito na próxima console que você se logar;
Ou, para incluí-las na console atual, digite: [root@localhost]$. /etc/bashrc

14.7 Como configuro a proteção de tela na console?

Execute o comando:

[usuario@localhost]$ setterm -blank "número"

Sendo "número" o número de minutos de inatividade para se esperar antes de
rodar a proteção (tela preta).

 0 - para desligar
60 - número máximo

14.8 Como configuro meu teclado para abnt?

Execute o comando:

[root@localhost]# kbdconfig

14.9 Meu teclado ABNT não funciona no X

O que acontece é que o kbdconfig configura o teclado apenas para o interface
texto. para configurar o teclado (e o mouse, monitor, vídeo, etc.) use o
Xconfigurator ou ainda ou xf86config

Dependendo do seu gerenciador de janelas (kde, fvwm, icewm...), pode-se ter
um aplicativo na própria interface gráfica para configurar o teclado.

Ou ainda, se o você gosta de um desafio, e/ou não quer ter que reconfigurar
todo o X para ajustar o teclado, não use os aplicativos citados acima e vá
direto no /etc/X11/XF86Config e procure pela string XkbLayout, que deve
estar "us", troque-a para "abnt" e descomente a linha.